Vamos apresentar notícias das nossas escolas!

EB1 Sarzedas em Webinar com EB1 Mina - O jogo do Cody Roby

No dia 10 de março de 2020, os alunos da EB1 de Sarzedas e do 2.º ano da EB1 de Mina tiveram uma aula diferente. As duas turmas estiveram em contacto através de videoconferência na plataforma eTwinning. Numa perspetiva transversal do currículo, os alunos trabalharam conteúdos matemáticos de localização e orientação no espaço e simultaneamente desenvolveram o pensamento computacional.
Após um breve debate sobre a forma de dar ordens a um robô para se movimentar, um aluno ditou, em simultâneo, para as duas turmas, um percurso para ser reproduzido em papel quadriculado. Depois, foi a vez de uma criança da outra turma ditar um percurso a todos os colegas.
Realizou-se depois o jogo do Cody Roby que consiste num conjunto de cartões coloridos, aos quais estão associadas direções. Através desses cartões, o robô recebe ordens para se movimentar num quadriculado. As crianças, jogando a pares constituídos entre turmas, desafiaram-se para ver quem fazia o percurso correto mais depressa.
No final, todos os alunos ganharam um certificado de participação da CodeWeek.EU, visto que o recurso Cody Roby foi criado pela equipa do respetivo site. 










A partir do livro "Tenho em casa um gatinho"



o 3.º B Abadias, Figueira da Foz elaborou o poema que se segue.


Tenho em casa um passarinho


Tenho em casa um passarinho
Que o meu pai trouxe da lua
E agora a minha casa
Também já se tornou sua



Tenho em casa um passarinho
com penas cor de pele
que brinca com fios de palha
e com  bolinhos de mel



Tenho em casa um passarinho
com o nome de Cantor
já é muito velho
por isso tem muita dor




Tenho em casa um passarinho
que só sabe dizer «piu-piu»
esta noite sonhou baixo
com um grande tacho.





Tenho em casa um passarinho
com o bico bem afiado
que me sai sempre maroto
com o seu canto, afinado .



Tenho em casa um passarinho
que e medroso e misterioso
tem lindas penas na cabeça
e pia cheio de gozo




Tenho em casa um passarinho
que adormece na minha mão
sendo o rei do seu ninho
da me amor e diversão.





Tenho em casa um passarinho
Que tem ar de louco
As patas são as armas
Que só usa contra o inimigo.





Tenho em casa um passarinho
que se deita neste ninho
quando se vê aconchegado
quente de um carinho.




Tenho em casa um passarinho
Que deste ninho sai a voar
Arqueado pelo voo
Que o faz voar até parar




Tenho em casa um passarinho
Que junto a mim é feliz
Posso dar lhe muito amor
Mas vou lhe chamar petiz





Tenho em casa um passarinho
Que sorri se eu apareço
Abra os braços torno a girar
e  assim facilmente me esqueço





Tenho em casa um passarinho
Que quer ser cantor
Caça minhocas e grilos
No quintal do agricultor




Tenho em casa um passarinho
Dormindo na sua caminha
Ao vê-lo a sonhar
Fico muito feliz



Tenho em casa um passarinho
Que a lua da meia-noite
Parece um lindo príncipe
Com as penas a brilhar.

Festival da Canção - Elvas

Como ainda estamos em modo festivaleiro envio umas fotos do espetáculo ao vivo.
Quantas camaras, quantas histórias, quantos meninos e meninas gostariam de dirigir aquelas camaras!...
Só fixas (grandes) eram oito, três em baixo e cinco em cima, 3 de grua que eram maravilhosas, duas em cima de um cavalete que se deslocavam, outra que ciculava com o operador em cima de uma cadeira, outra que paracia um braço robot do operador e que andava por todo o lado do palco, outras quantas às costa do operador, na plateia, para entrevistar os cantores na plateia e ainda umas pequeninas que andavam com os operadores de camara pelos corredores do coliseu....
Maria do Carmo Oliveira




EB1 da Boa-Fé - Elvas


Projeto etwinning: Europeam Day of Langues

No mês de setembro participamos num projeto etwinning.
Comemoramos o dia europeu das línguas que é dia 26 de setembro, fizemos postais onde escrevemos mensagens em português e em inglês, no nosso envelope enviámos um panfleto sobre o forte da Graça (escrito em várias línguas). Trocamos os postais com os alunos da Irlanda, da França, da Espanha, da Turquia, da Alemanha da Polonia, da Itália e da Roménia. Também fizemos jogos e escrevemos no twinspace.
Com este projeto conhecemos novos colegas de diferentes países e aprendemos novas palavras.

EB1 da Boa-Fé - Elvas
4º C
Xavier Arguilar
Rodrigo Teixeira



EB1 da Boa-Fé, Elvas


Visita ao Museu da fotografia “Exposição o Corso de Carnaval em Elvas”

No dia 27 de fevereiro no período da tarde os alunos do 2ºA e 2ºB, foram ver uma exposição de fotografias ao Museu da fotografia sobre os corsos de Carnaval.
O drº João Carpinteiro que é o responsável por este museu, gosta muito de fotografar todos os acontecimentos na nossa cidade. Este ano foi o 24º Carnaval Internacional de Elvas, é internacional porque desfilam grupos de Espanha “comparsas” e grupos de Portugal (Elvas e freguesias).  Vimos muitas fotos, máquinas antigas e alguns adereços que foram usados nos desfiles. Foi interessante!

EB1 da Boa-Fé,  Elvas 



Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas



O Planeta Limpo de Felipe Pinto

No dia 28 de fevereiro o escritor Filipe Pinto veio apresentar o livro “ O Planeta Limpo de Filipe Pinto” foi uma proposta da biblioteca escolar do nosso agrupamento de escolas, porque o nosso tema de trabalho este ano é “ A minha Escola é collógica”
A apresentação aconteceu no pavilhão transfronteiriço, fomos de autocarro.
O escritor Filipe fez jogos com os ecopontos para saber se nós estamos atentos à reciclagem do lixo, tocou viola e cantou algumas canções, no final compramos alguns livros que são deveras interessantes.
Foi uma atividade muito, muito divertida e animada!

Isabel Oliveira
Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas


EB1 da Boa-Fé – Elvas


O dia do não fumador

No dia 11 de novembro, na EB1 da Boa-Fé comemorou-se o dia do não fumador.
Neste dia fizemos muitas atividades na escola. Escrevemos frases e desenhamos que colocamos nama árvore. Fizemos vários jogos: o jogo da corda, o jogo dos arcos, o jogo da bola, uma dança, o jogo da raquete e da bola na mão.
Foi um dia divertido! Aprendemos que o exercício fisco é importante.

4º ano
Sandra Marrucho
Cristiano Pereira

EB1 da Boa-Fé - Elvas


Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Com o objectivo de assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, efeméride que ocorre no dia 3 de dezembro, na EB1 da Boa-fé as docentes Mª do Carmo de Oliveira e Isabel Mª de Oliveira do Departamento de Educação Especial, a Terapeuta da Fala Cláudia Batalha do Centro de Recursos para a Inclusão e os docentes Marlene e João do Departamento de Educação Física, no dia 5 de dezembro promoveram junto dos alunos actividades relacionadas com o desporto adaptado. As mesmas consistiram na apresentação de um powerpoint cujo tema incidiu nos desportos adaptados (Surdolímpicos e Paralímpicos). Destacamos o testemunho do atleta Paralímpico Luís Costa medalhado na modalidade paraciclismo que enviou o seu testemunho através de um vídeo. De forma lúdica e amadora os alunos tiveram oportunidade de experienciar alguns desportos (corrida em cadeira de rodas, futebol com olhos vendados e Boccia).




EB1 das Fontainhas - Elvas

Projeto Antarctica Day 2019


Pelo segundo ano consecutivo a turma da EB1 das Fontainhas participa no projeto internacional Antarctica Day. Participamos com 5 bandeiras. Estas bandeiras foram transportadas por um grupo de portadores, para a ilha de Signy que faz parte das Orknays do Sul cuja localização fica próxima do limite do Território Antártico Britânico.
Recebemos um certificado de participação e uma reportagem fotográfica, efetuada a bordo do navio de pesquisa RRS James Clark Ross a caminho da ilha de Signy que levava a bordo um grupo de cientistas, mantimentos e equipamento. Recebemos também informação relativa a este território. Um pequeno território frio e ventoso com um ecossistema muito diversificado, habitado por 3 espécies de pinguins reprodutores Adélia, Chinstrap e Gentoo, focas, várias espécies de aves marinhas, flora como musgos, líquenes e deschampsia (erva da Antártida) onde se situa uma pequena estação científica de verão.

EB1 de Alcáçova - O Carnaval em Elvas



Este ano letivo, as escolas do Agrupamento de Escolas nº1 de Elvas, apresentaram como tema de Carnaval os Ecopontos.
 Fizemos desenhos ecológicos e escrevemos mensagens nas salas de aula. Em cada ano de escolaridade escolhemos o mais bonito. As professoras mandaram imprimir os desenhos e as mensagens em camisolas para vestirmos no dia do desfile. Nesse dia também vestimos roupas coloridas e uns chapéus a condizer com motivos relacionados com material reciclado.
Foi um desfile muito colorido!

EB1 da Boa-Fé – Elvas - Ação de sensibilização para o bullying


Hoje, estiveram na escola, os agentes da escola segura.
 Falaram sobre a violência na escola e mostraram um filme. Aprendemos que é bom termos regras de comportamento, não ser violento com as outras pessoas, principalmente com as mais fracas, falar com os adultos professores ou pais, sobre o que brincamos e fazemos na escola.

EB1 da Boa-Fé – Elvas

4º ano
Sandra Marrucho
Cristiano Pereira

O Carnaval saiu à rua em Sarzedas


O Carnaval saiu à rua, em Sarzedas. Os alunos do JI e da EB1 da localidade levaram a alegria da festividade aos utentes da Santa Casa da Misericórdia de Sarzedas, e atraíram para o largo do pelourinho, com as suas brincadeiras e folias, a curiosidade dos moradores. No meio da animação, não faltaram rebuçados e guloseimas para as crianças.




História com ciência


«Henriqueta, a tartaruga de Darwin»


Hoje, dia 20 de Fevereiro, as biólogas do núcleo Museológico do Mar deslocaram-se a nossa escola para, no âmbito  do aniversário de Charles Darwin, nos falarem sobre a sua teoria “ a evolução das espécies “.
            Vimos um filme “ Henriqueta, a tartaruga de Darwin “ que explicava a viagem de Darwin, a bordo de Beagle à volta do mundo entre 1831 e 1836.Darwin passou 5 anos em viagem e esteve alguns meses nas ilhas de Galápagos.
            Das ilhas Galápagos Darwin trouxe a tartaruga (em 1835) que só veio a morrer em 2006, com cerca de 175 anos. Henriqueta era esse o nome dela viveu muitos anos no Zoológico de Berwah, na Austrália.
     Falámos sobre a evolução das espécies e vimos uma “televisão com imagens da evolução humana. Fizemos experiências para ver como funcionamos o foguetão, o vulcão e o géiser.                                                                                                                                                                              

                       EB Abadias - Figueira da Foz